
Zé Ramalho
José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro.
Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda(Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus blue caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones,Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.
Tem seis filhos: Christian (1974), Antônio Wilson (1978), João (1979), Maria M. (1981), José (1992) e Linda (1995); além de cinco netos, Ester (1999) e Miguel (2004), filhos de Maria com Zé Carlos; Ana Lua (2002), filha de João com Mariana; Maria Luísa, (2009) e Felipe (2011), filhos de Christian e Tatiana. É casado com Roberta Ramalho, mãe de José e Linda, há 27 anos.
Lula Cortês & Zé Ramalho – (1975) Paêbirú
Tenho que dizer, faz um tempinho que não posto nada no blog... Compartilho hoje um dos – talvez o mais – psicodélico álbum da história da música brasileira. Uma experiência sonora pelas mãos de Lula Cortês e Zé Ramalho.Unicamente Espetacular...
O que contribuiu para a “fama” do album, Paêbirú foram talvez as curiosas histórias que envolvem sua gravação. A sede da gravadora Rozenblit situava-se na beira do rio Capiberibe. Na época, enchentes assolavam a região e levaram consigo todo o material gravado pela dupla. Ramalho brinca: “Paêbirú literalmente foi por água abaixo! haha...” Especula-se que apenas 300 cópias conseguiram ser salvas e disponibilizadas no mercado.
Por conta disso esse vinil é considerado raríssimo e vale fortuna nas mãos de colecionadores. No encarte eram dois discos, cada lado dedicado a um elemento da natureza: terra, fogo, água e ar. A obra, até hoje, nunca foi lançada em mídia digital. Está de parabéns o cara que resolveu ripar o vinil!!!
O interessante é prestar atenção na quantidade de instrumentos usados e na mistura dos estilos piscodelico e avant-guard com o dom dos compositores é a nata da psicodelia tupiniquim,uma mistura da cultura regional e da musica de vanguarda, isso é música para transcender as gerações!
Musicas muito interessantes e harmonicas: Culto À Terra, Bailado Das Muscarias, Harpa Dos Ares e Nas Paredes Da Pedra Encantada.
01 – Trilha De Sumé
02 – Culto À Terra
03 – Bailado Das Muscarias
04 – Harpa Dos Ares
05 – Não Existe Molhado Igual Ao Pranto
06 – Omm
07 – Raga Dos Raios
08 – Nas Paredes Da Pedra Encantada
09 – Maracas De Fogo
10 – Louvação À Iemanjá
11 – Regato Da Montanha
12 – Beira Mar
13 – Pedra Templo Animal
14 – Sumé
_________________________________________________________________________
Zé Ramalho I - (1978)
Estava faltando no blog este clássico!!! Primeiro disco solo de Zé Ramalho, as versões originais de Avôhai, Vila do Sossego, Chão de Giz e A Dança das Borboletas são disparadas as melhores,sendo conhecidas por muitos talvez em outras versões mais recentes,esse aqui postado é uma reedição de 2003, e conta com algumas faixas extras.
Recomendadíssimo!

01 - Avôhai
02 - Vila Do Sossego
03 - Chão De Giz
04 - A Noite Preta
05 - A Dança Das Borboletas
06 - Bicho De 7 Cabeças
07 - Adeus Segunda-feira Cinzenta
08 - Meninas De Albarã
09 - Voa, Voa
10 - Avôhai (Voz E Violão) (Bonus Track)
11 - Chão De Giz (Voz E Violão) (Bonus Track)
12 - Bicho De 7 Cabeças (Voz E Violão) (Bonus Track)
13 - Vila Do Sossego (Voz E Violão) (Bonus Track)
14 - Ratos De Porto (Voz E Violão) (Bonus Track)
______________________________________________________________
Zé Ramalho II ou A Peleja Do Diabo Com O Dono Do Céu (1980)

Recomendadíssimo!!!
1. A Peleja do Diabo com o Dono do Céu
2. Admirável Gado Novo
3. Falas do Povo
4. Beira-Mar
5. Garoto de Aluguel (Taxi Boy)
6. Pelo Vinho e Pelo Pão
7. Mote das Amplidões
8. Jardim das Acácias
9. Agônico
10. Frevo Mulher
11. Admirável Gado Novo (instrumental)
12. Mr. Tambourine Man
13. Hino Amizade
14. O Desafio do Século
Download Discography Zé Ramalho 1975-1980: http://www.mediafire.com/?g528b5xbzzmwkns
Nenhum comentário:
Postar um comentário