sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Zé Ramalho Discografia Completa parte 1

Ze Ramalho.jpg

Zé Ramalho

José Ramalho Neto, (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), mais conhecido como Zé Ramalho, é um cantor e compositor brasileiro.
Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros), da Jovem Guarda(Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys e Renato e seus blue caps), a sonoridade dos Beatles e a rebeldia de The Rolling Stones,Pink Floyd, Raul Seixas e, principalmente, Bob Dylan. Há elementos da mitologia grega e de histórias em quadrinhos em suas músicas.

Tem seis filhos: Christian (1974), Antônio Wilson (1978), João (1979), Maria M. (1981), José (1992) e Linda (1995); além de cinco netos, Ester (1999) e Miguel (2004), filhos de Maria com Zé Carlos; Ana Lua (2002), filha de João com Mariana; Maria Luísa, (2009) e Felipe (2011), filhos de Christian e Tatiana. É casado com Roberta Ramalho, mãe de José e Linda, há 27 anos.

Lula Cortês & Zé Ramalho – (1975) Paêbirú

Tenho que dizer, faz um tempinho que não posto nada no blog... Compartilho hoje um dos – talvez o mais – psicodélico álbum da história da música brasileira. Uma experiência sonora pelas mãos de Lula Cortês e Zé Ramalho.Unicamente Espetacular...
O que contribuiu para a “fama” do album, Paêbirú foram talvez as curiosas histórias que envolvem sua gravação. A sede da gravadora Rozenblit situava-se na beira do rio Capiberibe. Na época, enchentes assolavam a região e levaram consigo todo o material gravado pela dupla. Ramalho brinca: “Paêbirú literalmente foi por água abaixo! haha... Especula-se que apenas 300 cópias conseguiram ser salvas e disponibilizadas no mercado.
Por conta disso esse vinil é considerado raríssimo e vale fortuna nas mãos de colecionadores. No encarte eram dois discos, cada lado dedicado a um elemento da natureza: terra, fogo, água e ar. A obra, até hoje, nunca foi lançada em mídia digital. Está de parabéns o cara que resolveu ripar o vinil!!!
O interessante é prestar atenção na quantidade de instrumentos usados e na mistura dos estilos piscodelico e avant-guard com o dom dos compositores  é a nata da psicodelia tupiniquim,uma mistura da cultura regional e da musica de vanguarda, isso é música para transcender as gerações!
 Musicas muito interessantes e harmonicas: Culto À Terra, Bailado Das Muscarias, Harpa Dos Ares e Nas Paredes Da Pedra Encantada.



01 – Trilha De Sumé
02 – Culto À Terra
03 – Bailado Das Muscarias
04 – Harpa Dos Ares
05 – Não Existe Molhado Igual Ao Pranto
06 – Omm
07 – Raga Dos Raios
08 – Nas Paredes Da Pedra Encantada
09 – Maracas De Fogo
10 – Louvação À Iemanjá
11 – Regato Da Montanha
12 – Beira Mar
13 – Pedra Templo Animal
14 – Sumé
_________________________________________________________________________

 Zé Ramalho I - (1978)

Estava faltando no blog este clássico!!! Primeiro disco solo de Zé Ramalho, as versões originais de Avôhai, Vila do Sossego, Chão de Giz e A Dança das Borboletas são disparadas as melhores,sendo conhecidas por muitos talvez em outras versões mais recentes,esse aqui postado é uma reedição de 2003, e conta com algumas faixas extras.

Recomendadíssimo!

01 - Avôhai
02 - Vila Do Sossego
03 - Chão De Giz
04 - A Noite Preta
05 - A Dança Das Borboletas
06 - Bicho De 7 Cabeças
07 - Adeus Segunda-feira Cinzenta
08 - Meninas De Albarã
09 - Voa, Voa
10 - Avôhai (Voz E Violão) (Bonus Track)
11 - Chão De Giz (Voz E Violão) (Bonus Track)
12 - Bicho De 7 Cabeças (Voz E Violão) (Bonus Track)
13 - Vila Do Sossego (Voz E Violão) (Bonus Track)
14 - Ratos De Porto (Voz E Violão) (Bonus Track)

______________________________________________________________
Zé Ramalho II ou A Peleja Do Diabo Com O Dono Do Céu (1980) 
O álbum, além do "choro nordestino" instrumental "Agônico", o maior sucesso da carreira de Zé Ramalho. A versão de "Frevo Mulher" constante no disco, no entanto, sendo um pouco diferente da festa sonora que ouvimos atualmente em seus shows. Uma verdadeira orquestra de metais (10 músicos no total), fizeram de "Frevo Mulher", uma espécie de uma sepecie de orquestra melodica mais voltada ao classico(avant-guard) estilo famoso no mundo na epoca... lembrando um "frevo-de-carnaval-gótico"... Tempos de ditadura os artistas bons davam seu recado ao povo de algum jeito.Damos destaque a musica: Admirável gado novo, análoga ao livro Admirável mundo novo (Brave New World na versão original em língua inglesa)escrito por Aldous Huxley e publicado em 1932, que narra um mundo futuristico com um ditadura ideologica controlando o povo com as ideias,com o titulo de sua musica Ze Ramalho critica a ditadura com metáforas em sua musica, onde: "Povo marcado.E Povo feliz!"

Recomendadíssimo!!!




  
1. A Peleja do Diabo com o Dono do Céu
2. Admirável Gado Novo
3. Falas do Povo
4. Beira-Mar
5. Garoto de Aluguel (Taxi Boy)
6. Pelo Vinho e Pelo Pão
7. Mote das Amplidões
8. Jardim das Acácias
9. Agônico
10. Frevo Mulher
11. Admirável Gado Novo (instrumental)
12. Mr. Tambourine Man
13. Hino Amizade
14. O Desafio do Século

Download Discography Zé Ramalho 1975-1980: http://www.mediafire.com/?g528b5xbzzmwkns

Nenhum comentário:

Postar um comentário