sábado, 14 de janeiro de 2012

Marco Antônio Araújo - Lucas (1984)

TRIBUTO: Marco Antônio AraújoMarco Antônio Araújo não era da família de um músico e só começou a pensar em ser músico quando ele tinha 15 anos, quando os primeiros LPs dos Beatles chegaram ao Brasil. Em 1967, ele caiu no amor com os Beatles e os Rolling Stones, tornando-se um intérprete brilhante de suas canções.
Sua carreira começou em 1968 quando ele tocou guitarra com a banda Vox Populi uma linha antes de se tornar Som Imaginário. Ele, então, gravou "Poi-Filho," Zé Rodrix com partning, Tavito e Fedrera, e também gravou um CD lançado pela Bemol. Em 1969, depois de "Strawberry Fields Forever", ele abandonou seu trabalho (em um banco) e na faculdade e totalmente dedicado a sua vida à música. Ele vive alguns meses em Ouro Preto (MG) no Living Theatre, o teatro comunitário de Nova York dirigido por Julien Beck.Ele se mudou para a Inglaterra e além de outras atividades, ele era um cantor de Troubador (Earls Court). 

Durante este tempo, ele conheceu Gilberto Gil e Caetano Veloso e também era fã de bandas como Pink Floyd, Deep Purple e Led Zeppelin e testemunhou a chegada dos Supertramp e Genesis.
Em 1973, ele voltou ao Brasil e estudou composição com Esther Scliar, violão clássico com Leo Soares e violoncelo com Eugen Ranewesky e Jacques Morelenbaum na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalho e de vida em Rio De Janeiro, fez trilhas sonoras, incluindo Rudá e Cantares, interpretado por Grupo Corpo.Em 1977, ingressou na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (como primeiro músico) e se tornou um amigo de Marcus Viana (violino), que também jogou sobre ela. Devido a essa atividade, ele definitivamente mudou-se para Belo Horizonte (MG).
Com produções independentes, sua shows tornou-se popular e reuniu um grande público, mesmo fazendo três produções por ano. Em 1976, seu irmão Alexandre Araújo começou a estudar com ele e fizeram alguns shows juntos, o primeiro foi chamado Fantasia. A partir deste ponto, o rock progressivo era a sua principal atividade e os Mantra banda foi formada e tocou suas composições. A formação foi Alexandre Araújo, Ivan Correa, e Sérgio Mattos. Mais tarde, Marco Antônio Araújo juntaram forças ea banda foi completada por Mário Castelo, Eduardo Delgado, Antônio Viola, e mais tarde com Max Magalhães e Cheib Lincoln.
Na opinião de Araújo, os Beatles e Stones foram "música clássica" e foram feitas várias homenagens a esta bandas. Em um deles, chamado John Lennon Lembre-se, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais participaram no teatro Palácio das Artes.
Em agosto de 1980, Influências foi apresentado mais de 70 vezes e também se tornou um LP independente. Em novembro de 1982, ele lançou Quando uma Sorte te Solta um Cisne na Noite e tocou em várias cidades grandes do Brasil. 

Em 1983, hum Entre Silêncio e Outro foi lançado e foi a sua obra mais clássica. Desta vez sem Mantra, ele convidou Jacques Morelenbaum, Paulo Guimarães e Márcio Mallard e formaram outra banda, mas era uma nova formação, com Fernando Campos, Luiz Zé, Gauguin, Alexandre Araújo, e Eduardo Delgado, que apresentou este trabalho. Em homenagem a este filho (ele também teve uma filha, Ana), Lucas começou a trabalhar. Com seu trabalho, ele jogou pela primeira vez em os EUA (New York, NY). 

Mantra voltou e eles começaram a trabalhar juntos novamente. 85 Instrumental e quase resultou das principais cidades do Brasil foram cobertas e viu um pré-lançamento deste LP. Depois de sua morte prematura em 1986, um programa chamado Lembranças foi apresentado em homenagem a Marco Antônio Araújo. Marco Antônio AraújoEle também era conhecido como "o Gismonti dos anos 80," em referência a Egberto Gismonti, um dos maiores músicos do Brasil. 

________________________________________________________________________"Lucas" é o último disco lançado até a sua morte prematura em 1986, devido a um aneurisma cerebral que teve. O nível de maturidade musical que Marco Antonio Araújo atinge neste disco nos faz tentar imaginar para onde ele iria se ainda estivesse em vida, talvez lançando discos de altíssimo nível até hoje ou ate melhores.
O destaque, até pelo tamanho e qualidade, é para a primeira faixa, a maravilhosa "Lembranças". Aprovado o Álbum espero que gostem.....Recomendadíssimo, para apreciadores de música instrumental em geral e progressivo



1.Lembranças (16:48)
2.Caipira (6:27)
3.Lucas (4:25)
4.Para Jimmy Page (5:17)
5.Brincadeira (3:47)
6.Cavaleiro (6:26)
7.3rd Gymnopedie (3:18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário